25.8 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, dezembro 2, 2021

Dia internacional da mulher, 8 de março

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

“ Tenho o direito e o dever de ser feliz da forma que eu quiser ”

Dia internacional da mulher

Essa data simbolizava apenas nossa luta para termos igualdade salarial, mas no cenário atual que estamos vivendo, não simboliza apenas a desigualdade, mas sim a luta contra o machismo e a violência contra a mulher.

Com a chegada do novo vírus da covid 19, desde o ano passado, houve controle mundial impostas pela pandemia, no que agravou extremamente o fenômeno da violência contra a mulher. Em todo o mundo, fomos obrigados a ter leis para que tivéssemos medidas de restrições para deslocarmos e conter a contaminação do vírus. Sendo assim, mulheres e crianças se tornaram alvos fáceis para o agressor.

O aumento dos casos feminicídio é de 41,4% só no estado de São Paulo nos meses de março e abril de 2020, comparados com o mesmo período do ano anterior e outra pesquisa foi feita em 12 estados e a média nacional de aumento de casos de feminicídio foi de 22,2%, praticamente metade do aumento em São Paulo, segundo o site do G1.(https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/06/02/casos-de-feminicidio-crescem-414percent-em-sp-durante-pandemia-de-covid-19-diz-estudo.ghtml)

Por isso a mulher que estiver passando por isso, que tem dificuldades de sair de casa para denunciar, pode fazer o R.O (registro de ocorrência) pelo site da Policia Civil ou presencial na Delegacia da Mulher (DEAM) mais próxima. E serão emitidas também as medidas protetivas, tanto feito pelo site ou presencial.

                         Dia internacional da mulher

Vamos entender quais são as cincos tipos de violências doméstica e familiar contra a mulher previsto na lei 11.340 – Maria da Penha, capitulo ll, art.7º, incisos l,ll,lll,lV e V.

Física – qualquer ação que ofenda a integridade ou a saúde corporal da mulher ex: espancamento, atirar objetos ou sacudir, sufocamento,tortura e etc.

Psicológica – qualquer ação que cause dano emocional e a diminuição da autoestima ou controlar suas ações. Ex: ameaças, manipulação, isolamento, vigilância constante, chantagem e etc.

Moral – qualquer ação que configure calúnia, difamação e injúria. Ex: acusar de traição, expor a vida intima e etc.

Sexual – qualquer ação que obrigue a mulher a manter relações sexuais contra a vontade. Ex: estupro, aborto e proibir o uso de métodos contraceptiveis.

Patrimonial – qualquer ação de reter, subtrair e destruição dos seus bens. Ex: controlar o dinheiro, destruir documentos, furto, estelionato e etc.

 Então chega de ficar calada e sofrer sozinha, você não esta sozinha!

Vamos mudar essa mentalidade e lutar contra o estereótipo de gênero, não queremos mais esse tipo de ofensa. Chega de escutar esses tipos de comentários ▼   

► Lugar de mulher é na cozinha.

► Mulher que teve relação amorosa no primeiro encontro não serve para casar.

► Usou roupas curtas pediu para ser estuprada ou ouvir gracinhas.

  Dia internacional da mulher

No dicionário brasileiro “empoderar” tem o significado de dar autonomia, poder, afirmação.

Empoderamento feminino é o poder de escolha que a mulher tem na sociedade, assumindo sua autonomia singular, sendo um ato diário e entender que não somos inimigas e sim companheiras e guerreiras de uma luta árdua e importante. Entendendo de uma vez por todas que não somos substituíveis e o nosso lugar é onde quisermos.

Vamos falar um pouco em como podemos ser mulheres fortes, determinadas e completamente livres:

► livre para falarmos e sermos o que quisermos e livre para amar tudo e a todos. ►Não podemos nos importar com criticas que não contribuem para nosso crescimento.

► Por mais que as coisas mostrem se extremamente difíceis, não podemos desistir nunca, desanimar jamais.

►E o principal de tudo isso, AME SE em primeiro lugar sempre

Atualmente, podemos ver mulheres em cargo de liderança e importantes, onde antigamente era ocupado somente por homens, hoje podemos provar que é possível conciliar trabalho e família sem muitos transtornos.

Como isso, percebemos que o empoderamento feminino, tem que começar dentro de nos, a autonomia é a melhor forma de aproximarmos da felicidade plena     

Precisamos entender e compartilhar eu não precisamos nos enquadrarmos em uma ditadura cruel imposta por uma sociedade machista  e hipócrita , e que temos nosso valor.

Não faça nada que provoque algum tipo de sofrimento físico, mental ou psicológico.

                                            Juntas somos mais fortes!!!

Dia-internacional-da-mulher-IDAS

Cristiane Pimentel

Assistente social

Quer saber um pouco sobre Procrastinação ? Acesse AQUI

- Advertisement -spot_img
Cristiane Peixoto Pimentel
Cristiane Peixoto Pimentel
Assistente Social, formada pela universidade do grande rio – Unigranrio , desde 2014. Atualmente cursando pós- graduação em saúde mental pela faculdade Farese da região serrana. Trabalhou por cerca de quatro anos no programa delegacia legal do RJ, alocada na DEAM – OESTE. Atuando no presente com assistente social na saúde em um hospital de alta complexidade, acolhendo e orientando crianças e adolescentes, mulheres e idosos ª vitima de violência física, moral e sexual e famílias de pacientes de covid-19
POSTES RECENTES
recomendados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Aviso Importante: o Site IDASRJ não retém nem uma informação pessoal ou dados financeiros de seus doadores, portanto fique tranquilo para realizar sua doação de forma segura
CNPJ: 0.465.055/0001-91